Não sabe como fazer um terrário, mas gostaria de ter um para enfeitar a sua casa? Saiba que você pode montar um com plantas artificiais! Dessa forma, não é necessário se preocupar com cuidados especiais, como a rega constante, por exemplo. Os terrários artificiais de cactos e suculentas são ótimos exemplos. Bastante charmosos, esses mini-ecossistemas ajudarão a deixar a sua casa mais aconchegante e bonita.

Veja só!

Afinal, o que é um terrário?

Antes de saber como fazer um terrário, é importante entender do que se trata um. Os terrários são uma espécie de aquários onde é possível criar um habitat de plantas. Por não precisarem de muito espaço, eles se popularizaram, pois podem ser usados em cômodos menores. No caso dos terrários artificiais, as vantagens são ainda maiores. Além de serem idênticas às naturais, as plantas sintéticas não requerem muitos cuidados e se adequam a qualquer ambiente. Além disso, eles  podem ser usados para decorar salas, quartos, escritórios, lavabos ou qualquer ambiente que você queira.

Aprenda a  fazer um terrário de cactos e suculentas

Para fazer um terrário de cactos e suculentas é bastante simples. O primeiro passo consiste em escolher as plantas e o recipiente em que serão colocadas. A partir disso, você poderá comprar os outros materiais — que não são muitos. 

Veja só do que você precisa para montar um belo terrário: 

  • aquário de vidro (ou outro material de sua preferência, como cerâmica);
  • cactos e suculentas do tamanho adequado ao recipiente;
  • pedrinhas decorativas ou areia colorida;
  • argila;
  • casca de madeira. 

Como fazer o terrário: 

  • preencha o fundo do recipiente com casca de madeira; 
  • em seguida, coloque a argila; 
  • cubra-a com uma camada de casca de madeira; 
  • coloque as pedrinhas em todo o terrário; 
  • espete as suculentas e o cacto na superfície, de modo que fiquem organizados. 

Esse é o passo a passo básico de como fazer um terrário. Porém, você pode usar a imaginação e acrescentar alguns detalhes ao seu jardim artificial. Você pode, até mesmo, montar um cenário com o auxílio das plantas. Que tal utilizar miniaturas em madeira ou resina, como casinhas, figuras humanas ou animais, para deixar o seu terrário ainda mais diferente? Certamente, o seu enfeite irá ajudar a inovar a decoração do ambiente. Se preferir, também é possível optar por um terrário pronto. Assim, você não terá que se preocupar com a montagem. 

 

Gostou das nossas dicas de como fazer um terrário de suculentas? Continue acompanhando o blog da Encante Mais e saiba mais sobre plantas artificiais!