Como bem afirma a música dos Titãs, “as flores de plástico não morrem”. As de tecido também não! Uma das maiores vantagens das flores artificiais é justamente a durabilidade. Além disso, elas apresentam um excelente custo-benefício, são práticas e não requerem o tempo dedicado ao cultivo. Antigamente, as flores artificiais eram malvistas no universo da decoração de interiores, afinal, os materiais e acabamentos dos arranjos artificiais deixavam muito a desejar.

Hoje em dia a história é outra. As flores artificiais estão cada vez mais parecidas com as naturais, a ponto das pessoas confundirem e precisarem tocar nas plantinhas de mentira para se certificarem de que elas não são verdadeiras. Vale destacar que essa evolução das flores artificiais fez com que elas ganhassem mais espaço nos projetos modernos de decoração, enchendo os ambientes de vida e beleza. Quer saber como decorar a sua casa usando flores artificiais com estilo, elegância e bom gosto? Então confira as nossas dicas:

A flor pode ser artificial, mas a beleza precisa ser real:

 

O primeiro passo para fazer uma bela decoração usando flores artificiais é escolher opções que pareçam naturais. Observe a qualidade do acabamento, veja se as cores não são berrantes demais, veja se a tonalidade e textura das folhas transmite realismo, atente-se ao tamanho da flor e olhe se o material não denuncia de cara que ela é artificial. Em outras palavras, o ideal é escolher flores artificiais que se assemelhem ao máximo com as flores de verdade.

Qualidade é fundamental:

 

Se você pensar apenas no preço e esquecer a qualidade na hora de comprar as flores artificiais, certamente elas vão estragar mais rápido do que as flores naturais murchariam. Para evitar que isso aconteça, compre bons produtos e escolha materiais resistentes. As flores em micropeach ou silicone, além de bem realistas, são extremamente duráveis e com elas, você não corre o risco de ter pétalas desfiando.

Respeite o estilo do ambiente:

 

Ao decorar usando flores artificiais, você deve levar em consideração o estilo do ambiente. Se ele for clássico e sofisticado, girassóis e flores do campo não vão cair tão bem. Essas espécies combinam melhor com propostas rústicas ou modernas de decoração. Em espaços clássicos e requintados, o ideal são as rosas, orquídeas e flores nobres como as tulipas.

Capriche na composição:

 

Monte o arranjo em belos vasos, cachepôs ou jarras para valorizar as suas flores. Se o recipiente for transparente, complete-o com água para aparentar mais natural. Outra boa pedida é completar os vasos com terra, casca de árvores ou musgo para deixar a composição realista.

DICAS EXTRAS PARA TRANSFORMAR AS FLORES ARTIFICIAIS EM ALIADAS DA DECORAÇÃO:

1- Preste atenção aos detalhes, observe a cor e textura das pétalas e folhagens, veja se a haste tem espinhos e compare a flor artificial com a flor natural. Caso você sinta falta do aroma fresco e natural das flores, use aromatizadores florais no ambiente;

2- Para deixar a mesa de jantar graciosa, use pequenas flores artificiais para fazer porta-guardanapos;

3- As orquídeas e os lírios são flores clássicas e atemporais, por isso você corre menos riscos de errar ao usá-las na decoração;

4- Coloque as flores artificiais em ambientes com condições semelhantes aos que as espécies verdadeiras estão habituados. Isso faz com que elas pareçam naturais;

5- Tonalidades como vermelho, creme, amarelo e rosa são sempre mais indicadas do que os tons de azul e laranja.

E aí, você gostou das nossas dicas? Vai usá-las na decoração de sua casa? Não esqueça de voltar aqui para nos contar como ficou. Até a próxima e um dia cheio de flores para você!